Página Principal   Ligações   Outras páginas do autor 
=

Outras páginas do autor

 

Estas são outras páginas que procuro manter atualizadas:

 

Página Descrição
www.rogeriomatias.com Página pessoal. Inclui um blogue com artigos de opinião, que podem ser comentados.
www.financierabasica.com Página de apoio ao livro em castelhano (Matemática Financiera. Manual Básico, em coautoria com José António Seijas-Macías).
www.time-value-of-money.com Página com alguns tópicos sobre Valor Temporal do Dinheiro, em língua inglesa, que podem ser descarregados livremente (ficheiro pdf). Inclui um Fórum para troca de ideias.
www.facebook.com/RogerioMatias.Viseu Página pessoal no Facebook.
www.facebook.com/CalculoFinanceiroRM/ Página dos livros em língua portuguesa na Facebook.

Última atualização: 9 de maio de 2016

parajumper norge moncler jakke parajumper salg uggs salg parajumper jakke barbour jakke canada goose norge canada goose jas parajumpers jassen moncler muts belstaff jas moncler jas duvetica jas peuterey jas
 
Testemunhos Enviar
Prof. Doutor João Borges de Assunção 2007-04-30 Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais - Univ. Católica Portuguesa (Lisboa) Os temas são tratados simultaneamente com rigor científico e pedagógico. (in Prefácio do manual Teoria e Prática)
Ver todos
 
Termo do dia Ver Glossário
Renda perpétua
Diz-se habitualmente que uma renda é perpétua se o seu número de termos é ilimitado. É uma má definição. É preferível dizer que uma renda é perpétua se o seu último termo já não acrescentar valor significativo ao valor actual (global) da renda (numa renda perpétua só faz sentido calcular o respectivo valor actual, não o valor acumulado). É perfeitamente possível que uma renda com 100 termos, por exemplo (número limitado e baixo, portanto) possa ser considerada como "perpétua" (basta que a taxa seja suficientemente elevada para que o valor actual do 100º termo se aproxime de 0). No fundo, o que determina se uma renda é perpétua ou temporária não é (apenas) o número dos seus termos, mas sim o número de termos e (também) a taxa considerada.
(c) 2014 Rogério Matias. Todos os direitos reservados.