Página Principal   Livros   Casos Reais Resolvidos e Explicados   Volume I   Descrição 
=

Descrição

 

Os conceitos fundamentais do Cálculo Financeiro estão presentes em inúmeras situações do quotidiano, tanto a nível profissional como particular.
 
  • Como é calculado o valor da prestação de um empréstimo à habitação ou de um contrato de leasing?
  • Como é recalculado o valor dessa prestação em função de uma alteração na taxa de juro?
  • Como é obtida essa taxa de juro? O que pode o cliente fazer para manter o valor da prestação quando a taxa de juro sobe?
  • Como se obtém o valor acumulado numa conta de poupança a médio ou longo prazo?
  • Como é calculado o juro numa aplicação a curto prazo?
  • Como são contados os dias para efeitos de cálculo dos juros?
Estas são apenas algumas questões a que o conhecimento de alguns conceitos de Cálculo Financeiro permitem responder, quase sempre sem grande dificuldade.
 
Lamentavelmente, muitos alunos que frequentam esta disciplina percepcionam nela apenas um conjunto de fórmulas, que muitas vezes aplicam de forma mecânica e cujo significado não compreendem verdadeiramente, tendo muita dificuldade em perceber que aquilo que é essencial são os conceitos, não as fórmulas. Por outro lado, muitas vezes os exemplos e exercícios sugeridos são excessivamente académicos, com pouca ou nenhuma aderência à realidade o que, sendo pouco estimulante e motivador, agrava a situação.
 
Esta obra visa essencialmente três objectivos: por um lado, mostrar a enorme aplicação prática de alguns conceitos teóricos do Cálculo Financeiro. Por outro, em consequência disso, tornar mais estimulante e interessante a aprendizagem desses conceitos. Por fim, mostrar que, apesar das muitas críticas feitas à banca, encontram-se exemplos de informação pública correcta e transparente. Aliás, é justo realçar o esforço feito pela banca portuguesa em geral e por algumas instituições em particular na disponibilização pública de informação e ferramentas úteis para o consumidor, como é o caso dos simuladores. Como em tudo na vida, há quem preste mais e melhor informação, mas ao longo destas páginas encontram-se casos de quase uma dezena de instituições.
 
Nesta obra apresentam-se 30 casos reais (produtos financeiros) descritos, analisados, resolvidos e explicados à luz de conceitos teóricos de Cálculo Financeiro. São exemplos reais de empréstimos à habitação, leasing, produtos de poupança de curto e de médio/longo prazo, entre outros. Todos eles se baseiam em informação publicamente disponível (páginas Web das instituições financeiras) e a informação transmitida pelas instituições financeiras (quase sempre, através dos simuladores disponibilizados) é confirmada e validada pelo autor, à luz de conceitos teóricos de Cálculo Financeiro.
 
Para cada produto é feita uma breve descrição, focando apenas os aspectos relevantes à análise posterior, à qual se seguem os fundamentos teóricos subjacentes e os cálculos que conduzem à confirmação (validação) da informação transmitida pela instituição financeira (por exemplo, o valor da prestação mensal devolvido por um simulador de crédito à habitação ou leasing).
 
São analisados produtos de nove instituições financeiras, embora a distribuição dos 30 casos analisados esteja longe de ser uniforme, o que se fica a dever ao facto de haver instituições financeiras que disponibilizam publicamente muito mais informação do que outras (entenda-se informação relevante para os objectivos desta obra).
 
Espera-se que esta pequena obra possa ser interessante e útil, não só para alunos e docentes de Cálculo Financeiro, mas também para profissionais da banca e público em geral que, por alguma razão, sinta atracção por estes temas.
 
 
  

 

 

          ANO 2008
  ISBN 978-972-592-234-7
  PÁGS 150, a cores
  NOTA Edição mais recente

 

 

parajumper norge moncler jakke parajumper salg uggs salg parajumper jakke barbour jakke canada goose norge canada goose jas parajumpers jassen moncler muts belstaff jas moncler jas duvetica jas peuterey jas
 
Testemunhos Enviar
Carlos Eduardo Mendes Guirruta 2010-10-14 Estudante da Universidade Pedagógica Sempre achei que cálculo financeiro fosse algo difícil de perceber e resolver com conhecimento sólido os exercícios propostos. para o meu espanto, cinco meses depois da pesquisa que estou fazendo, sinto que algo mudou e estou a apostar muito nesta disciplina. Muito obrigado
Ver todos
 
Termo do dia Ver Glossário
Basis point (ou ponto-base)
Variação de 0,01% em determinada taxa. Exemplo: se a taxa Euribor a 6 meses passou de 2,20% para 2,10% em determinado período, diz-se que ela diminiu 10 pontos-base nesse período.
(c) 2014 Rogério Matias. Todos os direitos reservados.