Página Principal   Downloads 
=

Downloads

 

Aqui pode obter diversos recursos elaborados pelo autor como complemento aos livros.

 

Em Guias Rápidos Calculadoras encontram-se Guias Rápidos de Utilização para as marcas e modelos de calculadoras financeiras mais comuns em Portugal (formato pdf).

 

Em Bases de Cálculo estão documentos explicativos sobre as  principais convenções utilizadas na contagem de prazos e uma folha de cálculo exemplificativas.

 

Em Apresentações apenas se disponibiliza, por enquanto e por razões contratuais, a possibilidade de solicitar ao autor uma amostra de um ficheiro ppt que faz parte do CD-ROM que acompanhava a 2ª e a 3ª edições do manual Cálculo Financeiro. Teoria e Prática.

 

Em Outros Documentos disponibilizam-se em formato .pdf os formulários relativos à 4ª e à 5ª edições do livro "Cálculo Financeiro. Teoria e Prática" e um documento sobre as principais funções financeiras no Microsoft Excel ®; disponibiliza-se também uma tabela financeira sob a forma de folha de cálculo (formato .xls).

parajumper norge moncler jakke parajumper salg uggs salg parajumper jakke barbour jakke canada goose norge canada goose jas parajumpers jassen moncler muts belstaff jas moncler jas duvetica jas peuterey jas
 
Testemunhos Enviar
José António Viana Marques Gomes 2006-11-14 U.T.A.D. - Pólo de Vila Real Reformado Grato pelo aparecimento de um livro de excelente qualidade que, no meu ponto de vista, já há muito fazia falta. É um autêntico tratado que explica de modo simples os principais assuntos base para um conhecimento integral das matérias do Cálculo Financeiro.
Ver todos
 
Termo do dia Ver Glossário
Renda perpétua
Diz-se habitualmente que uma renda é perpétua se o seu número de termos é ilimitado. É uma má definição. É preferível dizer que uma renda é perpétua se o seu último termo já não acrescentar valor significativo ao valor actual (global) da renda (numa renda perpétua só faz sentido calcular o respectivo valor actual, não o valor acumulado). É perfeitamente possível que uma renda com 100 termos, por exemplo (número limitado e baixo, portanto) possa ser considerada como "perpétua" (basta que a taxa seja suficientemente elevada para que o valor actual do 100º termo se aproxime de 0). No fundo, o que determina se uma renda é perpétua ou temporária não é (apenas) o número dos seus termos, mas sim o número de termos e (também) a taxa considerada.
(c) 2014 Rogério Matias. Todos os direitos reservados.