Página Principal   Livros   Teoria e Prática   1ª Edição   Descrição 
=

Descrição

 

Esta obra destina-se prioritariamente a alunos de cursos superiores nas áreas da Gestão, Contabilidade e Economia, mas também a todos aqueles que, por razões profissionais ou particulares, pretendam conhecer ou aprofundar os conceitos subjacentes ao valor temporal do dinheiro.

 

Privilegiando uma abordagem intuitiva e sequencial, apela abertamente à compreensão dos conceitos, mais do que à utilização de fórmulas. Nela se incluem mais de 100 exemplos resolvidos e explicados e mais de 200 exercícios propostos, de diferentes graus de dificuldade, alguns dos quais igualmente resolvidos e detalhadamente explicados.

 

Para além do grau de detalhe utilizado na explicação dos conceitos, dois aspectos principais diferenciam esta obra: por um lado, a exploração das potencialidades da utilização de calculadoras financeiras; por outro, a disponibilização de uma página de apoio na Internet, na qual estão disponíveis vários recursos, nomeadamente:

 

  • um banco de exercícios, alguns dos quais resolvidos e explicados, que serão periodicamente renovados;
  • guias rápidos sobre a utilização de calculadoras financeiras, para os modelos mais divulgados;
  • legislação e artigos relacionados com as matérias expostas no livro;
  • tópicos sobre utilização de funções financeiras de uma folha de cálculo;
  • glossário de termos ligados ao Cálculo Financeiro (português, espanhol, francês e inglês);
  • ligações para outros sítios interessantes.

Esta página na Internet funciona, pois, como uma extensão do livro, que será permanentemente enriquecida pelo autor e, espera-se, por todos aqueles que se disponham a colaborar.

 

Resumo das características

 

  • 737 páginas
  • Linguagem simples e acessível
  • Mais de 100 exemplos resolvidos e explicados
  • Mais de 200 exercícios propostos, alguns dos quais resolvidos e explicados
  • Apoio permanente através de uma página na Internet
  • Explicação da utilização de calculadoras financeiras e sua aplicação concreta na resolução de exemplos e exercícios
  • Referência aos conceitos de Matemática necessários à boa compreensão dos temas tratados
  • Referência a legislação relacionada com os temas tratados, a qual pode ser obtida a partir da página de apoio ao livro na Internet
  

   EDIÇÃO  
  ANO   2004
  ISBN   972-592-176-3
  PÁGS   737
  NOTA   Esgotado

 

parajumper norge moncler jakke parajumper salg uggs salg parajumper jakke barbour jakke canada goose norge canada goose jas parajumpers jassen moncler muts belstaff jas moncler jas duvetica jas peuterey jas
 
Testemunhos Enviar
Prof. Doutor João Borges de Assunção 2007-04-30 Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais - Univ. Católica Portuguesa (Lisboa) O aluno que consulta esta obra tem o benefício de um instrumento de estudo de grande utilidade, em boa parte devido à abordagem utilizada, colocando sempre a tónica na compreensão dos conceitos e não na utilização de fórmulas. (in Prefácio do manual Teoria e Prática)
Ver todos
 
Termo do dia Ver Glossário
Renda perpétua
Diz-se habitualmente que uma renda é perpétua se o seu número de termos é ilimitado. É uma má definição. É preferível dizer que uma renda é perpétua se o seu último termo já não acrescentar valor significativo ao valor actual (global) da renda (numa renda perpétua só faz sentido calcular o respectivo valor actual, não o valor acumulado). É perfeitamente possível que uma renda com 100 termos, por exemplo (número limitado e baixo, portanto) possa ser considerada como "perpétua" (basta que a taxa seja suficientemente elevada para que o valor actual do 100º termo se aproxime de 0). No fundo, o que determina se uma renda é perpétua ou temporária não é (apenas) o número dos seus termos, mas sim o número de termos e (também) a taxa considerada.
(c) 2014 Rogério Matias. Todos os direitos reservados.